Friday, November 07, 2008

Iogurte natural na iogurteira ou a saga do Iogurte – o meu primeiro (e segundo) iogurte

Penso que terá sido em Julho ou até em Junho que começou uma febre, uma moda, um vício, o que lhe queiram chamar, nos blogs de culinária.
Toda a gente começou a fazer iogurtes caseiros. Com iogurteira, sem iogurteira, naturais, com frutas, dos mais variados sabores…
Aqui em Macau é difícil encontrar iogurtes que me agradem e que agradem aos filhos e cada vez é pior… os chineses não têm o hábito de consumir productos lácteos.

Assim, nas férias de Verão decidi que ia comprar uma iogurteira.
Em conversa com a minha boadrasta ela disse que a dela só tinha sido usada uma vez e que me dava a dela pois também não a ia usar.

Uma iogurteira que tem mais de 20 anos, mas que está nova.
Claro que eu vim toda contente com a iogurteira na mala e cheia de vontade de me aventurar no mundo dos iogurtes.

Pesquisei em muitos blogs, li imenso sobre como fazer iogurtes, etc e tal e estava toda contente e nunca pensei que algo fosse correr mal, porque haveria de correr?
A receita escolhida foi esta Iogurtes Caseiros (de vários sabores) da Manuela do Delicias e Companhia pois os iogurtes que ela mostrava no blog deixavam-me de boca aberta, cheia de vontade de os comer.

Segui a receita direitinho, ao pormenor para não correr o risco de algo sair mal…
Comecei por tirar a iogurteira e ligá-la (tipo o que fazemos ao forno, pré aquecido…).
Misturei os ingredientes, coloquei nos copos e pus na iogurteira durante a noite, 10 horas.
E, no dia seguinte, estava toda contente para ver como estariam os iogurtes…
Não estavam, estavam líquidos, quase como quando os pus lá e eu fiquei desiludida. Foi tudo para o lixo.

Enviei um email à querida Manuela a contar o sucedido e ela não via a razão de ter corrido mal, excepto o facto do clima de Macau ser muito quente e muito húmido (os Açores para mim são secos!), a temperatura é a mesma de dia e de noite e na altura rondava os 30 e tal.
Ela recomendou deixar os iogurtes apenas 8 horas e foi o que fiz na segunda tentativa e só liguei a iogurteira depois de ter os frascos de iogurte lá dentro.
Desta vez, com a mesma receita e apenas esses dois pormenores, os iogurtes ficaram perfeitos e já foram repetidos muitas vezes cá em casa!!!!

Iogurte natural na iogurteira


Ingredientes:
1 litro de leite de gordo (ou meio gordo)
1 iogurte natural (medi um copo dos da iogurteira)
6 colheres rasas de açúcar (não usei)
2 colheres de sopa de leite em pó

Preparação:
Aqueça um bocadinho o leite, só para ficar morninho (se ficar muito quente não coagula). Não fiz este passo pois com mais de 30ºC o leite já está morno o suficiente.
Num jarro coloque o iogurte natural, adicione o açúcar (não usei) e o leite em pó mexendo muito bem. Por último adicione o leite morno e misture tudo.
Distribua pelos frasquinhos, coloque-os na iogurteira durante 8 horas.
Passado este tempo deixe arrefecer, coloque as tampinhas nos frascos e leve ao frigorífico.
Assim obtém 7 iogurtes naturais (não) açucarados.

30 comments:

  1. Boas!!

    Pois eu, não por moda nenhuma, mas devido ao facto de não poder beber leite de vaca e de estar a começar a enjoar o leite de soja, também me pus a fazer iogurte (sim, é verdade, o leite faz-me mal, mas o iogurte nao!)
    Eu tenho uma iogurteira em Portugal (que o meu cherrie agora vai trazer), por isso não me apetecia comprar outra, então fui pelo método arcaico: como tu dizes e muito bem, aqui faz muito calor. Às 9 da noite encho a panela de pressão com água quente, preparo o iogurte num frasco de vidro de 1 litro, tal como tu fazes e deixo-o ficar dentro da panela de pressão, fechada, toda a noite (mantém o calor). Às 7 da manhã, voilá, tem sido o meu pequeno-almoço! ;)

    Esqueceste-te de dizer que aqui, para além da falta de variedade, os iogurtes são caros comó caraças!!! :P

    Bjs.

    ReplyDelete
  2. Smas...também gosto de iogurte feito em casa...e não tenho nenhum "apetrecho" especial para fazê-lo, apesar das insistentes propagandas de uma iogurteira sem eletricidade vendida por aqui.Ultimamente os iogurtes andam tão baratinhos aqui que nem compensa o trabalho.
    Que bom que na sua segunda tentativa vc conseguiu!!
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Menina acredita que eu tenho 2 iogurteitas no Brasil, uma elétrica e a outra não, e quando vim pra cá não trouxe nenhuma? Ainda bem que os japoneses consomem muito iogurte e os daqui são bem gostosos.
    Beijos

    ReplyDelete
  4. SAbe que sempre fiz iogurte em casa, acho que vou postar a minha receita também, você me animou. rs

    Está tão fofo esse seu potinho de iogurte!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ReplyDelete
  5. estamos em sintonia :)

    bjos, glau

    ReplyDelete
  6. Mas olha que ficaram perfeitos...lindos...ainda bem que agora já sabes o truque para usar em Macau...são uns perfeitos iogurtes macaenses...beijinho

    ReplyDelete
  7. Por estes lados ainda os vai havendo de todos os tamanhos, feitios e de melhor ou pior qualidade. Numa coisa eles estão todos em sintonia, pois o preço vai subindo...
    Engraçado que , quando me casei, uma colega deu-me uma máquina de iogurtes.Na altura tentei várias vezes mas nunca saiu nada de bom e comestível.Desisti. Mas, sinceramente, até estou a pensar comprar uma, pois na minha casa consumimos bastantes.
    E para as crianças, que muitas vezes até gostam de iogurtes com morango ou frutas, provavelmente também podes alterar a sua confecção, mudando muito os sabores.
    boa semana

    ReplyDelete
  8. eu adoro os iogurtes feitos em casa e já há bastante tempo que não dou uso á minha iogurteira... tenho que a ir buscar á despensa.

    P.S.: adorei o termo "boadrasta"... lol!

    ReplyDelete
  9. Smas querida, estou louca por uma iogurteira... quero muito!
    Que bom que vc conseguiu fazer iogurte em casa, flor..
    Bjãooo

    ReplyDelete
  10. Aqui está uma prova de que não se deve desistir à primeira tentativa falhada :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  11. Eu aderi à febre e não estou nada arrependida. Corre-me sempre bem e adoro-os!!!
    Bom fim de semana :)

    ReplyDelete
  12. Oiiii....
    Eu também me rendi aos iogurtes, por acaso a minha primeira experiência, foi com 1 receita da Sónia e correu muito bem :)..
    Boa sorte pra continuar a correr bem :)
    bjinhus

    ReplyDelete
  13. Smas, que delícia!
    Adoro iogurte, e por aqui não como todo santo dia pois são caros.
    Mas fiquei com vontade de ter uma iogurteira também, o preço ficava bem mais leve!
    Kisss^^

    ReplyDelete
  14. Adoro iogurte e coalhada!
    Quero fazer!
    Beijo e bom fim de semana

    ReplyDelete
  15. Anonymous12:39 PM

    Eu näo sabia dessa febre. Há mais de 13 anos que näo faco iogurte caseiro. Eu até gostava de fazer e acrescentava mel e papaia. Uma delícia. Gostei do blog. Bom domingo!!!

    ReplyDelete
  16. Gostei muito da tua receita.
    Creio que está na hora de eu adquirir uma iogurteira.
    Beijicas

    ReplyDelete
  17. Smas querida, adoro iogurte caseiro e não sei fazer, toda vez fica líquido, vou ver se pesquiso na internet porque não tenho iogurteira e apresento lá no banquetes. O seu fico perfeito. PARABÉNS LINDINHA. Beijoka.

    ReplyDelete
  18. É sem dúvida muito mais saudável e saboroso! Ficaram perfeitos! Bjs!*

    ReplyDelete
  19. Aqui no nordeste do Brasil, costumamos fazer coalhada, que seria leite e gotas de limão de um dia para outro. Fica igual ao iogurte.
    O seu iogurte ficou ótimo.

    Beijão!

    ReplyDelete
  20. Olá aprendi a fazer o iogurte ou coalhada no youtube com o chef Alexandre Mitre sigam a receita fica perfeitinho!!!!Bjs

    ReplyDelete
  21. Segue o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=YW8OXSSAbPo

    E aproveitem pois realmente dá certo no primeiro estágio é o iogurte natural no segundo é a coalhada seca que por sinal ficou maravilhosa!!!
    Espero ter ajudado Bjokas

    ReplyDelete
  22. Olá,
    Obrigada por partilhar essa experiência. Tenho uma dúvida e gostaria que alguém me ajudasse... Os frascos vão para a iogurteira sem as tampas durante 8h? Pode parecer uma pergunta parva mas nunca fiz e não quero que dê errado. Depois de 8h na iogurteira os iogurtes devem permanecer quanto tempo no frigorífico?

    Obrigada,

    Aline

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Aline!
      Os iogurtes vão para a iogurteira sem tampa, 8h quando está calor mas no tempo frio 10h. No frigorifico podem ficar até uma semana, mas por cá nunca duram tanto tempo :)
      Boa sorte e espero que corra melhor do que a minha primeira experiência.

      Delete
  23. Olá,

    Obrigada por partilhar essa experiência! Gostaria de tirar uma dúvida: os iogurtes ficam na iogurteira durante 8h sem as tampas? Quanto tempo devem ficar no frigorífico? Desculpe as dúvidas mas nunca fiz e quero mesmo que dê certo :)

    Obrigada,

    Aline

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Aline!
      Sim, eu deixo os iogurtes na iogurteira as 8h a 10h sem tampa e depois de os tirar da iogurteira tapo e coloco no frigorífico, no mínimo 4 horas para ficarem mais consistentes. Acho que o máximo deverá ser uma semana, mas por cá não duram tanto tempo. Boa sorte!

      Delete
  24. Queria saber como fazer o iogurte sem parecer uma cola... Ele fica com uma consistência de baba, alguém sabe como resolver isso?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Rosane! Os iogurtes ficam mais ou menos consistentes de acordo com o tipo de leite utilizado. O leite gordo deixa os iogurtes mais cremosos e o meio gordo mais para o liquido. Não são tão consistentes como os iogurtes de compra, mas as minhas colegas blogueiras dizem que o leite em pó ajuda para o iogurte ficar mais consistente. Eu uso leite meio gordo e deixei de usar o leite em pó porque não notava diferença. Boa sorte!

      Delete
  25. Olá por um imprevisto os meus iogurtes ficaram 24h na iogurteira será que ainda estão comestíveis? Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Provavelmente ficaram liquidos...

      Delete
  26. Olá por um imprevisto os meus iogurtes ficaram 24h na iogurteira será que ainda estão comestíveis? Obrigada

    ReplyDelete